domingo, 20 de julho de 2008

SENTIDOS PARTE I (OLFATO)

Sentidos é um tema que me encanta. Particularmente tenho memória auditiva, jamais esqueço um número de telefone, desde que o tenha ouvido em alto e bom som. E assim funciona para outras coisas, eu esqueço facilmente uma face, mas o nome se o já tenha dito ou ouvido, jamais esquecerei.

Outro sentido que me serve de memória é o olfato. O perfume é uma marca impressionante. Pode-se passar muitos anos sem ver uma pessoa e sem pensar nesta. Mas se por um acaso sente a fragrância que esta pessoa costumava usar, o cérebro imediatamente o traz de volta ao pensamento.
Um fato ocorrido esta semana me fez pensar neste assunto. Estava esperando ser servida em um restaurante, quando um perfume tomou conta do ar a minha volta, era tão surreal a memória que pude sentir a presença invisível da pessoa que costumava usar este perfume. Olhei para os lados procurando um rosto conhecido, mas percebi que fora apenas um truque do meu cérebro, juntando o cheiro a pessoa e assim trazendo a tona momentos e fatos de um passado distante. Passado este que tornou-se presente durante todo o restante do meu dia, revivendo coisas que já estavam adormecidas no esquecimento há muito tempo, e que foram despertadas pelo simples aroma da conhecido.
Por isso concordo com o que li certa vez em uma artigo que não me recordo o autor agora, mas era algo como, uma pessoa deve escolher no máximo duas fragrâncias e usá-las sempre, pois esta será uma marca que levará por onde for, e com certeza será lembrado por alguém em algum momento pelo cheiro que exalava.
Os sentidos são fascinantes... intrigantes!

0 Comments: